Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A CRIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA APOIO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Celiana Turski Silva, Núbia Lúcia Cardoso Gimarães

Última alteração: 28-09-2017

Resumo


Formação de Professores que Ensinam Matemática

O laboratório desempenha um insubstituível papel no ensino e aprendizagem de matemática, sendo indispensável em um bom curso de formação de professores de matemática. Um espaço especialmente dedicado à construção, difusão e organização dos saberes matemáticos era o que faltava no IFRS Campus Canoas. No ano de 2016, surgiu o projeto Laboratório de Educação Matemática - LEMA para dar origem ao laboratório, de mesmo nome, e atender essa demanda percebida pelos docentes e discentes do curso de Licenciatura em Matemática desta instituição. Através do projeto, foram recolhidos os materiais doados e adquiridos pelo curso para transformar um local já existente no IF e criou-se uma espécie de biblioteca voltada para os alunos e os professores do curso. Dessa forma, todos os materiais recebidos foram etiquetados, conforme códigos criados, catalogados no software Openbibllio e expostos em uma galeria de imagens no site do LEMA para visualização à distância do acervo completo disponível para empréstimo. Neste ano, com a intenção de tornar o acervo ainda mais vivo, iniciamos a criação de propostas didáticas com os recursos do LEMA para o ensino de matemática. Além disso, existem atividades que ocorrem no LEMA, como acesso para estudos e pesquisas, monitorias, reuniões, realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão e aulas. O LEMA tem sido vital para a formação inicial e continuada de professores, uma vez que oferece diversos recursos didáticos que possibilitam a integração da teoria com a prática por meio de atividades que, quando bem planejadas, contribuem para uma aprendizagem mais significativa.

Palavras-chave: LEMA. Formação. Matemática. Professor. Ensino-Aprendizagem.

Referências:

LORENZATO, Sergio. O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.