Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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NEOPLASTICISMO, NEOCONCRETISMO, ARTE. O QUE ISSO TEM A VER COM A MATEMÁTICA ESCOLAR?
Rosiney Jesus Ferreira, Marco Aurélio Kistemann Júnior

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Esta pesquisa, realizada entre os meses de setembro a novembro de 2015, composta de 8 encontros, cujas atividades realizadas em sala de aula tiveram como público alvo, uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual de Ensino, localizada as margens de uma rodovia estadual, em um bairro periférico da cidade de São Gonçalo no Rio de Janeiro. O presente trabalho foi fruto das nossas angústias e expectativas em torno do Ensino e da Aprendizagem dos alunos perante as dificuldades oriundas de um saber descontextualizado do seu cotidiano e expectativas futuras. Para alcançarmos êxito naquilo que nos propusemos, que é trabalhar de modo integrado e interdisciplinar, valorizando assim as relações entre a Matemática e a Arte numa perspectiva da Aprendizagem situada proposta nos trabalhos de Lave (1998) e de Lave&Wenger (1991), partindo do tema obras de arte, mais especificadamente, pinturas produzidas entre o período Renascentista e Neoconcretista. Durante a realização das atividades com os alunos, a intuição, a experimentação, a dedução e a generalização foram estimuladas, além da autonomia e a cooperação. Apresentaremos também alguns resultados relacionados a essas atividades transdisciplinares, desenvolvidas em sala de aula e que produziram um novo olhar para a matemática.

Palavras Chaves: Matemática. Arte. Ensino. Aprendizagem. Interdisciplinaridade.


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