Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA MEDIADA PELAS TICs NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
MARCOS JOSÉ PEREIRA BARROS, IDEMAR VIZOLLI

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Resumo: O presente artigo trata da formação inicial de professores para o ensino de Matemática na Educação Básica (EB). Tem como objetivos verificar como o curso de Licenciatura em Matemática na modalidade de Educação à Distância (EaD), ofertado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), estrutura e organiza o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), assim como conhecer o modo como são desenvolvidas as aulas mediadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, cujos dados e informações foram obtidos partir PPC e de um questionário com perguntas respondidas pela Coordenação do Curso. Os resultados indicam que a formação do professor nesta modalidade de ensino atende aos dispositivos legais; demonstra preocupação com a qualidade da formação; atenta para a interdisciplinaridade como forma de superação da fragmentação disciplinar; conta com uma estrutura e organização própria para o atendimento dos estudantes, colocando-os como atores principais do processo de formação; as tecnologias da informação e comunicação são essenciais para o processo de ensino e aprendizagem nessa modalidade educativa.

Palavras-chave: Educação à distância; Formação inicial de professores; Projeto Pedagógico; Tecnologias de informação e comunicação.

Texto completo: PDF