Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
RACIOCÍNIO GENERALIZADOR E A FLOR DA VIDA: CONSTRUINDO CIRCUNFERÊNCIAS NO GEOGEBRA
Marciane Linhares Carlos

Última alteração: 24-10-2017

Resumo


Este artigo apresenta quatro atividades que fazem parte de um produto didático dadissertação do mestrado profissionalizante em Ensino de Matemática feita com alunos do 3o ano doEnsino Médio de uma escola da rede privada da região metropolitana de Porto Alegre. O objetivo foianalisar as contribuições do GeoGebra no estudo da circunferência ao construir a figura geométricaFlor da vida, utilizando parâmetros para chegar a raciocínios generalizados. Para a realização destapesquisa, foi utilizado o estudo de caso como metodologia. A coleta de dados se deu por meio deobservações da professora/pesquisadora, questionamentos sobre as atividades trabalhadas noGeoGebra, registros escritos feitos pelos alunos e dos arquivos do GeoGebra. A análise dos dadoscoletados aponta a importância desta ferramenta ao ter instigado reflexões nos alunos que os levaramà compreensão da circunferência e das relações existentes, proporcionando aos alunos oconhecimento global do objeto de estudo.


Texto completo: PDF