Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
INVESTIGANDO SABERES, CONCEPÇÕES E CRENÇAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS ACERCA DOS NÚMEROS FRACIONÁRIOS
Jaqueline Nascimento dos Santos Cuel, Francisco José Brabo Bezerra

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Um dos desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem de matemática está relacionado aos conteúdos dos números fracionários. Os alunos apresentam dificuldades quando operam ou manipulam situações com números nesta representação. Observamos em nosso cotidiano que a não compreensão propicia uma certa aversão a situações que envolvam esses números, não somente nos anos iniciais, mas ao longo de sua trajetória como estudante nos anos subsequentes.

Nesta pesquisa, pretendemos investigar quais são os saberes que os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental apresentam quando ensinam o conceito de número fracionário, bem como suas concepções e crenças a respeito desse conteúdo. Nos apoiaremos principalmente em autores como Tardif (2002), Nóvoa (1992), Pimenta (1999), para discutir as questões relacionadas aos saberes e à formação do professor. Especificamente sobre a aprendizagem dos números racionais apoiaremos nossos estudos nas ideias de Kieren (1989), e nas pesquisas um pouco mais recentes como, Bezerra, Magina e Spinillo (2009), Damico (2007), Bezerra (2001) dentre outros.

Nossos instrumentos de pesquisa são: um questionário respondido pelos professores colaboradores, buscando conhecer um pouco da trajetória de cada um, bem como ter uma noção de seus conhecimentos sobre números fracionários; uma entrevista semiestruturada, na intenção de levantar dados sobre as concepções e crenças que esses professores têm sobre o assunto; coleta de dados e comparação entre o discurso e a prática observados em alguns encontros de formação continuada por nós proporcionados, buscando compreender e ressignificar os saberes e concepções adquiridos por esses professores em sua formação inicial. Como abordagem para o desenvolvimento deste estudo utilizaremos a pesquisa qualitativa, que segundo as autoras Lüdke e André (1986), o que vai determinar a escolha da metodologia é a natureza do problema. Para que possamos compreender uma realidade tão complexa, como é a do ambiente escolar e a formação do professor, usaremos as ferramentas que este tipo de pesquisa descreve e garante a cientificidade necessária durante todo o processo.

 


Texto completo: PDF