Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
DO RENASCENTISMO DE DÜRER AO NEOCONCRETISMO DE SACILOTO, O QUE ISSO TEM A VER COM A MATEMÁTICA DA ESCOLA BÁSICA?
Rosiney Jesus Ferreira, Marco Aurélio Kistemann Júnior

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Nos últimos anos tem-se tornado cada vez mais providencial a necessidade de se buscar alternativas à atual maneira de como, nós professores, lidamos com o binômio Ensino e Aprendizagem, ou seja, a maneira de ensinar e aprender Matemática. Tentando responder às questões que surgem é que apresentamos esta pesquisa interdisciplinar, que procura associar a Matemática á Arte de maneira a possibilitar aos professores alternativas viáveis para trabalhar a disciplina em sala de aula. Sendo assim, apresentamos atividades que foram realizadas em uma turma do 9º ano de escolaridade do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual na cidade de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. Essas atividades fazem parte de uma proposta de abordagem para determinados conteúdos em que há a possibilidade de trabalhar duas disciplinas que parecem tão distantes, mas que, á medida em que a abordagem interdisciplinar se faz presente vemos o quão promissora é tal abordagem e o quanto podemos nos apropriar da Arte para ensinar Matemática.

Texto completo: PDF