Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
MATH TOUCH–UMA ALTERNATIVA À VISÃO
Maria Adelina Raupp Sganzerla, Juliano Daniel Moeller, Marlise Geller

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este artigo apresenta um recorte da monografia de conclusão de curso de Ciências da Computação, descrevendo a implementação de uma Tecnologia Assistiva, Math Touch, que tem como intuito auxiliar pessoas com deficiência visual no desenvolvimento de conceitos básicos matemáticos (quatro operações). A aplicação é composta por um sistema embarcado que informa uma operação matemática e monitora a posição de um conjunto de botões, disposto na forma de uma matriz de 5 x 5, permitindo assim acioná-los e, através do tato, representar o conceito dos conjuntos numéricos, possuindo duas atividades: “Aplicando os conceitos matemáticos” e “Desafio”. A validação foi realizada por 11 professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental, por meio de entrevistas e interação com a Math Touch, foram coletadas sugestões e críticas, para que dessa forma fosse possível aperfeiçoar questões relativas à estrutura, conceitos e funcionalidades do protótipo. Todos os professores entrevistados foram unânimes em considerar que a Math Touch se caracteriza como sendo uma TA com potencial para o ensino da matemática.


Texto completo: PDF