Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
SOFTWARE PARA AUXILIAR NO ENSINO DE FORMAS GEOMÉTRICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Maria Adelina Raupp Sganzerla, Ariane Menezes Machado

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


A Internet é uma poderosa ferramenta para pesquisa e ensino de muitos conteúdos, nela é possível encontrar diversas aplicações voltadas à educação, que um modo lúdico e interativo oferecem conteúdos que estimulam o desenvolvimento cognitivo dos usuários. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno de origem neurobiológica que acomete muitas crianças, por consequência, essas apresentam dificuldades no aprendizado, pois não possuem foco e atenção na realização de tarefas escolares, dificultando a memorização dos conteúdos.  Baseado no conceito da Tecnologia Assistiva, foi desenvolvido um software Web com layout lúdico e de arquitetura responsiva, que possa auxiliar o ensino de Formas Geométricas a essas crianças, o mesmo foi testado e validado, por uma equipe multidisciplinar composta por 39 pessoas, através de um questionário que mensurou sua capacidade de funcionamento e coerência com a proposta.

Texto completo: PDF