Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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MOBILE LEARNING EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Daiane Leal da Conceição

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente artigo apresenta uma pesquisa das produções científicas realizadas no Brasil, na última década, sobre o tema da Mobile Learning na área da Educação Matemática. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de Mestrado em Educação em andamento, vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Educação – PPGE da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na linha de pesquisa Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas. A Mobile Learning, termo utilizado nesta pesquisa, vem sendo traduzido no Brasil como “aprendizagem móvel” ou como “aprendizagem com mobilidade”. Pesquisas têm sido realizadas analisando de que forma as tecnologias digitais móveis podem vir a contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem. Realizou-se uma busca, de caráter descritivo, das produções científicas (teses e dissertações) publicadas no Brasil do período de 2006 a 2016, sobre a Aprendizagem móvel, no campo da Educação Matemática. Os portais de busca utilizados foram as seguintes Bases de consulta: a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Banco de Teses & Dissertações da CAPES e Google Acadêmico, onde foram encontradas sete produções. Para a análise dessas produções, utilizou-se dos seguintes critérios: identificar o objetivo geral; mapear as obras mais citadas; comparar o foco de cada trabalho (nos dispositivos móveis, nas práticas pedagógicas, na atividade humana). Os resultados encontrados nessa análise apontam para a necessidade de investigar as potencialidades dessa recente modalidade de ensino no campo da Educação Matemática e nas práticas docentes da Educação Básica.


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