Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A escola do campo e o ensino de funções por meio de atividades com tecnologias digitais
Clara Celina Ferreira Dias

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Resumo: O artigo relata o desenvolvimento de uma atividade realizada com 30 alunos do 1º ano de Ensino Médio em uma escola estadual, localizada na região central do Rio Grande do Sul. O objetivo deste trabalho busca analisar como o ensino de matemática pode contribuir para a vida dos alunos, utilizando o software Geogebra. Constatamos que a maioria destes alunos são filhos de agricultores e que a cultura predominante é o fumo. A partir dessa realidade, elaboramos um planejamento para introduzir o estudo de funções de 1º grau. As tividades propostas foram realizadas em grupos, com leitura de um texto: Plantio – Fases da produção de fumo. Diante disso, foram apresentados quadros para serem preenchidos com os dados coletados pelos grupos, os quais foram utilizados para construir gráficos e comparar valores de custo e benefício. Os alunos dialogaram e debateram em relação à quantidade de hectares plantados e pés produzidos, valores de comercialização nas empresas fumageiras. A palestra de um Técnico Agrícola da Emater/RS sobre alternativas ao fumo possibilitou um espaço de aprendizagem e de compartilhamento de saberes.


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