Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
UTILIZAÇÃO DE PLANILHA ELETRÔNICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATRIZES E SISTEMAS
Fernanda Dellinghausen, Vanessa Galle, Clarissa Olgin

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000) têm-se que é necessário compreender as funções básicas dos principais produtos de automação da informática, tais como, os sistemas operacionais, interfaces gráficas, editores de textos, planilhas de cálculo e aplicativos de apresentação, tendo como objetivo levar o aluno a aplicar seus conhecimentos matemáticos a situações diversas, utilizando-os na interpretação da ciência, na atividade tecnológica e nas atividades cotidianas. Ainda, as pesquisadoras Kaiber e Groenwald (2008) destacam a importância de utilizar as tecnologias no ensino da Matemática, como um recurso para estimular o aluno para o estudo, aprofundamento ou revisão dos conteúdos matemáticos. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo apresentar atividades didáticas envolvendo os conteúdos matemáticos mencionados, utilizando a planilha eletrônica como um recurso pedagógico.

Texto completo: PDF