Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: AÇÕES DO SUBPROJETO MATEMÁTICA DO PIBID/ULBRA
Eduardo Ribeiro Model, Jackson Moraes Pinho, Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) têm grande importância na formação do licenciando, pois possibilita a aquisição de novas experiências, principalmente no que se refere a prática docente no âmbito escolar, foco principal do projeto. O subprojeto Matemática do PIBID/ULBRA atua na cidade de Canoas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Irmão Pedro e Santos Dumont. Apresentam-se aqui experiências desenvolvidas nas escolas durante as oficinas do subprojeto Matemática do PIBID/ULBRA. As ações planejadas objetivaram proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental uma retomada dos conteúdos vistos em sala de aula, a partir de uma perspectiva lúdica e com foco na resolução de problemas. Assim, as atividades contemplaram o uso de metodologias variadas como: materiais concretos, jogos, desafios, focando um trabalho com a resolução de problemas e explorando a participação dos alunos. Considera-se que as atividades desenvolvidas em torno de jogos matemáticos aliados aos conteúdos trabalhados no Ensino Fundamental, assim como o trabalho com a resolução de problemas tem se mostrado uma boa estratégia, tanto para os alunos participantes das oficinas, como para os bolsistas do PIBID, pois o trabalho está auxiliando na superação das dificuldades em Matemática e proporcionando aos bolsistas vivências integrando os aspectos teóricos e didáticos estudados na Universidade com a prática em sala de aula. Pretende-se, como ações futuras, criar conjuntamente com os alunos jogos matemáticos, como também outros tipos de jogos, os quais estimulem o raciocínio lógico, para serem disponibilizados e compartilhados com a escola, a fim criar um ambiente favorável para a aprendizagem em Matemática e a superação das dificuldades na disciplina.

Texto completo: PDF