Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
AS COMPETENCIAS PARA O USO DAS TÉCNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Cristian Douglas Poeta, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Última alteração: 25-09-2017

Resumo


Apresenta-se neste artigo o cenário virtual implementado em linguagem HTML para a investigação em nível de doutorado, contendo um conjunto atividades divididas por conteúdos do ensino médio, sendo eles: funções, matrizes, geometria, progressões, probabilidade e estatística e trigonometria. As atividades foram desenvolvidas pelo pesquisador e também encontradas na internet em diversos repositórios, como RIVED e Portal do Professor, de autores diversos e se caracterizam por jogos, objetos de aprendizagem, vídeos com história da matemática e atividades narrativas contextualizadas historicamente, além de Applets do GeoGebra, JClic, entre outras. O tema que perpassa estas atividades são as competências docentes, em particular a competência de observar com sentido, que busca identificar os aspectos desta competência, observados em um grupo de graduandos em licenciatura matemática, quanto ao planejamento de suas aulas, considerando as atividades deste ambiente on-line como recurso metodológico.


Texto completo: PDF