Portal de Eventos da ULBRA., III MOSTRA DAS CIÊNCIAS E INOVAÇÃO

Tamanho da fonte: 
“CORPO: QUERO DESCOBRIR”
Carine Diemer Carvalho, Ana Luísa Kubiak de Melo, Daniel Pereira Martins, Gabriel Carlos Silveira da Silveira, Louise Rocha Pinto

Última alteração: 28-10-2016

Resumo


O presente projeto surgiu a partir dos questionamentos dos alunos frente a atividades realizadas durante o desenvolvimento do projeto “Mini Olimpíadas”. Os alunos demonstraram um grande interesse no que se refere aos movimentos do corpo e seu funcionamento: como nos movimentamos, o que nos leva a realizar os movimentos.  Assim, surgiu o projeto: “Corpo: Quero Descobrir!”.  Iniciamos o trabalho a partir de uma recepção com aos alunos, utilizando o tema laboratório: professoras vestidas de cientistas, réplicas de esqueleto e corpo humano. Neste mesmo dia, houve uma aula prática com uma professora bióloga no laboratório, onde lhes foi apresentado o corpo  humano e seus órgãos. Dessa forma, o projeto ganhou ainda mais a simpatia das crianças. A cada novo conteúdo, mais perguntas.  Essas curiosidades nos levaram a mergulhar fundo no assunto, procurando estudar sobre cada indagação trazida pela turma. Surgiram perguntas como: como acontece o soluço, arrepio, espirro, nome das partes do corpo: cabeça, tronco e membros, e órgãos dos sentidos. As respostas a estes questionamentos vieram através de experiências práticas, pesquisas, leituras e jogos. Aos poucos fomos descobrindo que tudo acontece mediante  comandos que são enviados do nosso cérebro, órgão mais importante do nosso corpo, que carinhosamente a turma chamou de “chefe”. E então, que tal falarmos sobre o chefe? Esta foi a principal questão, e a mais apreciada. Tudo partiu da música infantil “Onde se fabrica o pensamento (Mundo Bita)”. Os alunos cantaram, coreografaram, e de forma lúdica aprenderam. Recebemos novamente a visita de uma bióloga que nos trouxe a imitação de um cérebro, nos explicou mais cientificamente como se dá as suas ações. Inclusive esta réplica foi montada pela turma.

Pode-se observar que a cada aula, os alunos estão tento uma nova descoberta, levando os a  se conhecerem  melhor, compreendendo a função de cada parte do nosso corpo e quem o comanda, além de aprenderem a valorizá-lo ainda mais.


Palavras-chave


Corpo humano; esqueleto; cérebro; orgãos dos sentidos; ludicidade

Texto completo: PÔSTER