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MULHER (IN)VISÍVEL: REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA DA MULHER NOS LIVROS DE HISTÓRIA
Alessandra Zamariotti Zanella, Maria Antônia Gomes da Silva, Maryanne Hoffmann Cardoso

Última alteração: 11-09-2019

Resumo


Neste trabalho, pretendemos analisar e comparar a representação imagética das mulheres nos livros de História do Ensino Fundamental II em quatro edições diferentes da coleção “História sociedade & cidadania”; Assim, será possível observar se a presença e a representação feminina mudou de uma edição para a outra, tendo como base uma análise individual de cada imagem presente na obra. A razão do desenvolvimento desta pesquisa centra-se na necessidade de observar a presença feminina no contexto da historiografia, bem como nos livros didáticos dirigidos aos estudantes do Ensino Fundamental. Diariamente, as mulheres lutam pela igualdade social, adquirindo-a, ainda que parcialmente, com o passar dos anos. Por muito tempo tivemos pouca representação feminina nos artigos, livros, revistas, periódicos, em qualquer meio de comunicação e até mesmo no mercado de trabalho. Tendo em vista que este tipo de obra ajuda na formação do pensamento e imaginário de crianças e adolescentes em período escolar, compreendemos importante observar se este material apresenta algum tipo de mudança ao passar dos anos junto com os princípios da sociedade e do papel da mulher. A metodologia do trabalho seguiu as seguintes etapas para atingir os objetivos propostos: a) escolha de quatro diferentes edições do livro b) comparação das edições quanto à presença de imagens de mulheres c) análise individual de cada uma das imagens presentes nos livros d) classificação das imagens com base em uma ficha com quesitos e) elaboração de gráficos com as informações levantadas e interpretação dos dados. Os resultados até agora apontam que, após a análise e comparação da representação imagética das mulheres nos livros de história do 6º do Ensino Fundamental II entre duas edições diferentes (a  2ª e 3ª edição) da coleção “História sociedade & cidadania”, grande parte dos tópicos destacados não obtiveram diferença significativa. O número de imagens em que a mulher aparece aumentou, mas o número daquelas em que é o foco exclusivo se manteve, mas mais da metade das mulheres que estão em imagens dos livros de ambas edições, não tem a imagem focada nelas, não apresentando uma certa importância na imagem. Na terceira edição, em 76% dos casos em que a imagem possuía descrição, a personagem não fora nomeada, uma queda de 11% com relação a segunda edição. Mais de um terço das imagens da 2ª edição do livro, e quase a metade das imagens da 3ª edição do livro, são de mulheres quando crianças. A maioria dessas crianças é utilizada para descrição de textos. As imagens em que a mulher aparece sem acompanhante apresentaram uma queda na edição mais recente. Ainda é necessário desenvolver as conclusões de nossa pesquisa com base na análise do que significam para a História das mulheres e de sua representação em material didático.



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