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RECURSOS DIDÁTICOS PARA UM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Elen Klimeck Brauner, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Última alteração: 15-11-2021

Resumo


Educação Matemática. Laboratório de Matemática. Recursos didáticos. Jogos. Curiosidades.

 

Esta pesquisa é um recorte da dissertação “Ambientes Inovadores de Aprendizagem em Educação Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental”, no âmbito do programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Segundo Lorenzato (2012) ter um ambiente de aprendizagem e os instrumentos disponíveis a ele, na escola, é importante para um professor ter um bom desempenho profissional. Para Lorenzato (2012) o Laboratório de Matemática é construído para a criação e desenvolvimento de materiais manipuláveis, não devendo ser um depósito de materiais, ou um museu de Matemática, ou uma biblioteca e nem mesmo uma simples sala de aula, e sim, necessita ser um ambiente para estruturar, organizar, planejar e fazer acontecer o pensamento matemático. Para o aluno deve ser o lugar onde ele possa ter reflexões, questionamentos, analisar e tirar conclusões. Considerando a importância de ter um espaço apropriado para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática, tanto para o trabalho docente quanto para a aprendizagem dos alunos nesta investigação se propõe o desenvolvimento de recursos didáticos adequados à um ambiente de aprendizagem para os anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo é investigar e desenvolver recursos didáticos para implementação de um Ambiente Inovador de Aprendizagem em Matemática, em uma escola municipal de Canoas, do estado do Rio Grande do Sul. Optou-se pelo método qualitativo (OLIVEIRA, 2010) com o enfoque em um estudo de caso.  Para Ventura (2007) o estudo de caso é modalidade de pesquisa compreendida como uma escolha de objetivos ou uma metodologia definida pelo interesse de um estudo individual. Visa a implementação (desenvolvimento, aplicação e avaliação) de um Laboratório de Matemática com recursos didáticos classificados em jogos, desafios e curiosidades matemáticas. Os jogos, curiosidades e desafios matemáticos são uma fonte de conhecimento natural que podem desenvolver capacidades mentais, como a dedução, indução, estratégias e o pensamento criativo. Os jogos permitem no estudante estimular atitudes de trabalho em equipe, de iniciativa, de responsabilidade, tomada de decisões em grupos ou individualmente, e a socialização (GROENWALD, 2002).


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