Portal de Eventos da ULBRA., XXI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
CARTILHA SOBRE SAÚDE MENTAL DAS CRIANÇAS NA PANDEMIA
andreia vedana romanzini, Aline Groff Vivian, leticia Botton

Última alteração: 08-11-2021

Resumo


Palavras-chave: Saúde mental; Crianças; COVID-19; Distanciamento social.

Introdução: Diante do cenário atual, torna-se importante conhecer as questões emocionais e comportamentais enfrentadas pelas crianças durante a pandemia do COVID-19. A partir do surgimento do COVID-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orientou como estratégia a evitar a contaminação e mortes, o isolamento social em que muitos espaços públicos foram fechados, assim como as escolas (Reis-Filho & Quinto, 2020). Isso pode afetar o desenvolvimento infantil, em seus inúmeros aspectos, desde a sua maturação neural, crescimento físico, cognitivo, comportamental, afetivo e social (OMS, 2005). Diante disso, torna-se essencial a observação do modo como a criança expressa-se emocionalmente e se comporta na rotina diária. Objetivo: Elaborar uma cartilha sobre as manifestações na saúde mental de crianças em idade escolar, em decorrência da pandemia. Metodologia: Foram realizadas pesquisas em bases de dados com artigos indexados, elaboração textual e ilustrativa, assim como a criação de design gráfico através de plataforma online, a fim de compilar as principais informações a serem inseridas na cartilha Resultados e Discussão: Esta cartilha foi derivada do projeto de mestrado em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade, aprovado pelo CEP-ULBRA. O material foi utilizado em curso oferecido à comunidade de forma remota, em quatro encontros. O texto usou linguagem objetiva e de fácil compreensão, contextualizando a saúde mental infantil, as relações familiares no contexto pandêmico e o papel da escola na saúde mental infantil. Foram abordados os principais fatores familiares que impactam na saúde mental das crianças; elucida a diferença dos sintomas de estresse, entre as crianças, apontando quando necessário a busca por apoio profissional. Aborda ainda alguns transtornos desenvolvidos na infância resultantes do estresse intenso. Foram contextualizadas algumas práticas saudáveis nas relações familiares, a fim de amenizar a carga emocional das crianças. Buscou-se demonstrar a importância do papel desempenhado pelo professor e seus desafios, dentro e fora, da instituição escolar. Conclusão: Esse material contribuiu para a promoção da saúde, para o cuidado com a saúde mental e as implicações da pandemia ao desenvolvimento infantil e seus impactos a curto e longo prazo, além de disseminar o conhecimento no âmbito social e comunitário.

 

 

 

 

Referências:

Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (2020). Edição Especial: Repercussões da Pandemia de COVID-19 no Desenvolvimento Infantil. http://www.ncpi.org.br

https://www.contioutra.com/o-livro-que-era-uma-casa-a-casa-que-era-um-pais-por-mia-couto/ acesso em 21 de setembro de 2021.

https://www.paho.org/pt/topicos/saude-mental-dos-adolescentes acesso em 09 de setembro de 2021.

Organização das Nações Unidas. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Mapa do Progresso de 2012. Nova York: Divisão de Estatística do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais; 2012.

OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde. Manual para vigilância do desenvolvimento infantil no contexto da AIDPI. Washington, DC; 2005

PORFíRIO, Francisco. "Isolamento Social"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/isolamento-social.htm. Acesso em 12 de setembro de 2021.

REIS-FILHO, J. A.; QUINTO, D. (2020). COVID-19, Social isolation, artisanal fishery and food security: How these issues are related and how important is the sovereignty of fishing workers in the face of the dystopian scenario. SciELO Preprints, 1–26. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/54/version/58. Acesso em: 15/10/2020.



Texto completo: Banner  |  Resumo