Portal de Eventos da ULBRA., XXI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA ADAPTAÇÃO DE PROTÓTIPOS DE ABRIDORES DE BOCA PARA ATENDIMENTO DE CRIANÇAS NO DEDO INDICADOR DE ADULTOS
Nilton de Moura Alves, Lívia Mund de Amorim, Fernanda Farias Vieira, Simone Helena Ferreira, Carlos Alberto Feldens, Paulo Floriani Kramer

Última alteração: 08-11-2021

Resumo


O objetivo do estudo foi avaliar a adaptação de protótipos de abridores de boca (AB)  para atendimento de crianças no dedo indicador de adultos. Foram desenvolvidos cinco protótipos ABS (acrilonitrila butadieno estireno) cilíndricos tipo luva de PVC por meio de prototipagem por impressão 3D. Os protótipos apresentavam mesmo comprimento (35mm) e largura externa (30mm) e diferiam quanto ao diâmetro interno das conicidades de base/extremidade (P=15/11,5 mm, M=17/13 mm, G=19/16,5 mm, XG=20/18 mm e XXG=21,5/18,5 mm). A amostra foi composta por 68 adultos entre 18 e 60 anos. Os participantes introduziram o dedo indicador em cada um dos protótipos até o travamento, sendo registrada a distância entre a porção mais externa/distal do protótipo até a extremidade do dedo indicador (distância P-E). Foi considerado adequado o protótipo que permitisse a flexão do dedo indicador e que apresentasse uma distância P-E de 4,0±3,0 mm. Foram descritas as frequências simples e relativas. Os protótipos com melhor adaptação no dedo indicador foram o tamanho M e o tamanho G no sexo feminino e masculino, respectivamente. O protótipo M adaptou-se em 73,5% dos dedos indicadores direitos e em 70,6% dos indicadores esquerdos no sexo feminino. O protótipo G adaptou-se em 64,7% dos dedos indicadores direitos e em 52,9% dos dedos indicadores esquerdos no sexo masculino.

Concluiu-se que a identificação do protótipo que melhor se adapta em adultos do sexo masculino e feminino garantiu segurança e estabilidade para controle da abertura bucal, sugerindo dimensões para produção em larga escala.


Texto completo: Banner  |  Resumo