Portal de Eventos da ULBRA., XXII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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TENDÊNCIAS DO ENSINO DE RELATIVIDADE GERAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Maira Giovana de Souza, Agostinho Serrano

Última alteração: 12-11-2022

Resumo


Na área de ensino, é reconhecida a importância das temáticas de Física Moderna, visto que estas oportunizam uma formação mais completa aos estudantes, possibilitando sua participação cidadã no mundo. Entre tais temáticas, encontra-se a Teoria da Relatividade Geral de Einstein (TRG) que permite uma melhor compreensão do Universo, além de ser bastante popular entre as mídias sociais com as quais os estudantes têm contato diariamente. Nesse sentido, buscando-se uma visão do atual panorama do ensino de TRG na Educação Básica, foi realizada a presente revisão de literatura. As buscas foram realizadas nas plataformas ERIC, Scopus, Scielo, Google Acadêmico e Banco de Teses e Dissertações da Capes, com termos em português e inglês e sem delimitação de tempo. Através dos resultados apresentados, 140 trabalhos foram selecionados a partir da leitura de seus resumos. Após a leitura completa dos trabalhos, considerando-se somente os artigos científicos, constatou-se a presença de 56 resultados que tratassem de propostas, relatos ou investigações realizadas na educação básica envolvendo a TRG, menos da metade dos resultados encontrados para a área de ensino de TRG. Destes 66 trabalhos, 26 apresentam propostas de aplicação, 16 relatos de aplicação e apenas 12 com pesquisas mais aprofundadas na área de ensino. Com relação aos enfoques das pesquisas, 41% concentram-se no uso de Tecnologias da Informação e Comunicação e 35% no uso de experimentação, sendo o restante distribuído entre natureza da ciência, cultural e conceitual. Destaca-se também que a maior concentração de trabalhos publicados se deu nos 2019 (13) e 2020 (10), decaindo após isso. Através dos resultados obtidos, é possível notar uma tendência na utilização de recursos digitais e experimentais, possivelmente como forma de facilitar a visualização dos efeitos relativísticos. Ademais, percebe-se a necessidade de investigações completas, envolvendo a aplicação de instrumentos e análise dos resultados, na área do ensino da TRG na educação básica.


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