Portal de Eventos da ULBRA., XXII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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APLICAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO INTERNACIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Gilsimar Francisco de Souza, Paulo Tadeu Campos Lopes

Última alteração: 12-11-2022

Resumo


Desenvolver competências e habilidades de resolução de problemas, como decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo, que são as bases do Pensamento Computacional (PC), tornou-se indispensável para as pessoas no mundo tecnológico de hoje. Surgiram, assim, mundialmente diversas pesquisas sobre PC. O objetivo deste trabalho é, portanto, entender em quais países estão ocorrendo essas pesquisas e quais são as ferramentas que esses estudos usam na aplicação do PC no ensino. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática de literatura com viés da proposta PRISMA- Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses, na qual devem ser seguidos alguns passos, como definir o problema, realizar busca em base de dados, que, neste caso, foram consultados artigos publicados internacionalmente, selecionar da base de dados pesquisada o corpus, analisar o corpus e apresentar os resultados. Dessa forma, os resultados mostram que as publicações de pesquisas em PC aplicados à educação são maiores nos EUA, mas diversos países, como Finlândia, Dinamarca e Índia, também possuem amplas pesquisas nessa área. Outra constatação foi a de que diversos instrumentos são utilizados pelos pesquisadores para atingirem seus resultados, como inteligência artificial, robótica, realidade aumentada, criação de jogos e kits de eletrônica. Por fim, percebe-se que os países estão investindo nessa pesquisas devido à grande abrangência que a tecnologia deve alcançar nos próximos anos, como exemplo cita-se a internet 5G que interligará todas as áreas da vida em sociedade, o que demandará conhecimento de PC para resolver os problemas do futuro bem como suas demandas.


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