Portal de Eventos da ULBRA., XXII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
O OLHAR DOS EDUCADORES NA ABORDAGEM DO SANEAMENTO BÁSICO
Neida Teresinha da Silva, Dirlene Melo Santa Maria, Rossano André Dal-Farra

Última alteração: 22-11-2022

Resumo


A presente pesquisa foi realizada no âmbito do espaço escolar a respeito dos serviços de saneamento básico no entorno da escola, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre- RS. Durante o desenvolvimento das atividades propostas às turmas, foi oportunizado o acompanhamento dos educadores no que se refere à montagem e à organização de um e-book a respeito da temática em questão. O objetivo foi descrever as perspectivas dos educadores falando dos desafios e suas opiniões durante a aplicação das atividades propostas para suas turmas. O estudo é um recorte de uma pesquisa mais ampla com coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos. No entanto, o presente trabalho aborda apenas dados qualitativos. O conjunto de resultados assinala o comprometimento dos docentes com a realização de ações interdisciplinares, contribuindo para a realização de atividades no entorno do saneamento básico. Destaca-se, aqui as falas dos docentes a respeito das atividades: 1) “o material desenvolvido estava ótimo, principalmente com a sugestão de vídeo e texto sobre o tema”; 2) "achei bem interessantes as atividades que possibilitaram sair do acomodado”. Assim, isso demonstra que os processos pedagógicos estavam próximos da realidade da escola, de forma que conseguiram abordar o tema de forma coerente com os objetivos propostos. Sobre a importância do saneamento básico: 3) “conscientizar, colocar em prática o conhecimento”; 4) “Para que eles tenham conhecimento da necessidade de ter um saneamento básico em sua cidade”. Tais olhares contribuem para formar cidadãos comprometidos em fazer a diferença em sua comunidade. De forma geral, essa investigação contribuiu para que esses educadores tivessem a oportunidade de incrementar suas aulas com as informações trazidas no material de apoio, acrescidas pelas percepções dos alunos que vivem no local.


Texto completo: Pôster  |  PDF