Portal de Eventos da ULBRA., XXII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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UM OLHAR PARA AS AÇÕES DA PARTE DIVERSIFICADA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Débora Luana Kurz, Everton Bedin, Rossano André Dal-Farra

Última alteração: 25-11-2022

Resumo


A proposição de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem como finalidade assegurar aos estudantes o acesso a um conjunto de aprendizagens essenciais à formação integral e os subsídios necessários para a concretização de seu projeto de vida. É interessante que esse documento seja utilizado como norte para a elaboração dos currículos dos diferentes níveis de ensino da educação básica, visto que se complementa por uma parte diversificada, na qual se contempla a realidade local, social e individual da instituição de ensino. Neste viés, esta pesquisa objetiva analisar a implantação de uma eletiva que compõem a parte diversificada do currículo, com vistas às finalidades previstas pela BNCC. Metodologicamente, salienta-se que esta pesquisa-ação de abordagem qualitativa, que ainda se encontra em desenvolvimento, está sendo realizada em uma escola de Santa Cruz do Sul/RS, com duas turmas de 1° ano do Novo Ensino Médio. Logo, considerando as características regionais da respectiva instituição, foi proposta a eletiva nomeada como “Produtos Naturais na promoção da saúde”, na pretensão de propor e desenvolver práticas sustentáveis e empreendedoras a partir da extração de substâncias naturais com propriedades farmacológicas, visando a criação de produtos que possam contribuir na promoção da saúde. Para tanto, a eletiva estrutura-se em três partes distintas, mas complementares entre si: i) o estudo morfológico da planta e a elaboração de uma exsicata; ii) o estudo dos princípios ativos e a extração de óleos essenciais; e, iii) a criação de um produto natural. Os dados preliminares relativos ao desenvolvimento da primeira e da segunda etapa apontam haver nos estudantes, além das compreensões conceitual e procedimental do objeto, o entendimento da sua realidade sociocultural, sobretudo por se tratar de um território regional vinculado à produção agrícola.

Palavras-chave: Novo Ensino Médio; Parte diversificada; BNCC.

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