Portal de Eventos da ULBRA., XXII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
A AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES DE COMPREENSÃO LEITORA DE ALFABETIZANDOS: PROVINHA BRASIL, AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Darlize Teixeira Mello

Última alteração: 25-11-2022

Resumo


Os instrumentos de avaliação - Provinha Brasil (2008-2016) e Avaliação Diagnóstica do Programa Mais Alfabetização (2018) – em análise na pesquisa, oferecem aos professores e aos gestores das escolas públicas e das redes de ensino um diagnóstico do nível de alfabetização dos alunos, uma vez que se destinam nos primeiros anos do ensino fundamental (1º e 2º anos). Permitem, com isso, intervenções com vistas à correção de possíveis insuficiências apresentadas na área da leitura e da escrita. A presente pesquisa realiza uma análise documental comparativa entre os dois instrumentos avaliativos e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Problematizar e discutir como as concepções de leitura e as habilidades de compreensão leitora eram avaliadas nos instrumentos avaliativos - Provinha Brasil (BRASIL, 2008-2016) e Avaliação Diagnóstica Mais Alfabetização (BRASIL, 2018) e como tais concepções de leitura e habilidades leitoras serviram de contexto de influência para o documento curricular oficial - Base Nacional Comum Curricular/BNCC (BRASIL, 2017). A metodologia empregada prevê contemplar análises de textos documentais: em especial, das matrizes de referências - eixos e descritores das habilidades de leitura dos instrumentos avaliativos e da Base Nacional Comum Curricular proposta para o ensino da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A análise empreendida dos três documentos considera que há um alinhamento entre a Matriz de Referência da Provinha Brasil, a Avaliação Diagnóstica Mais Alfabetização e a BNCC em relação aos pressupostos teóricos referentes ao ensino e avaliação da Língua Portuguesa por meio da permanência de um trabalho com de apropriação do sistema de escrita alfabética e dos gêneros textuais inseridos e práticas de comunicação sociais. Também considera algumas rupturas com os letramentos escolares, deslocando nosso olhar para novas formas de linguagens e letramentos, provocando-nos a pensar o contexto do ler e escrever em outras perspectivas.

Palavras-chave: Provinha Brasil; Avaliação Diagnóstica do Programa Mais Alfabetização; Base Nacional Comum Curricular; Políticas Públicas; Proficiência Leitora.


Texto completo: Pôster  |  PDF