Portal de Eventos da ULBRA., XXII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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PEDAGOGIA CULTURAL EM PRODUÇÕES MIDIÁTICAS
Gisele Massola

Última alteração: 22-11-2022

Resumo


Múltiplas seriam as instâncias culturais – rádio, jornais, revistas, TV, peças publicitárias, filmes, etc. – implicadas na invenção de saberes, valores e atitudes colocados em circulação nas sociedades, tal como foi destacado por Steinberg e Kincheloe (2004), Wortmann (2007) e Camozzato e Costa (2013), Andrade e Costa (2015), Costa e Wortmann (2016). De um modo geral, esses autores assumem uma abordagem contemporânea na qual o entendimento de pedagogia deixa de ser um campo restrito à educação escolarizada para invadir os mais diversos espaços da vida privada e pública. Nessa mesma direção, na perspectiva dos Estudos Culturais, o conceito de pedagogias culturais tem sido considerado ferramenta importante para pensar nos processos educativos que ocorrem para além dos muros da escola. Neste recorte, de uma pesquisa mais ampla, interessou-me indicar como o evento cultural – a Feira do Livro de Porto Alegre/RS – tem sido representada na mídia, especialmente, no site https://feiradolivro-poa.com.br/ e como tem operado como um marcador cultural da cultura gaúcha. Para tanto, considerou-se o formato híbrido do evento, nas edições de 2020-2021, devido as orientações do isolamento social da COVID-19. A metodologia tomou por base as análises culturais nas quais produções discursivas da mídia passam a ser tomadas como textos culturais que ensinam. As ancoragens teóricas pautam-se nos usos e entendimentos de cultura, para compreensões dos processos de interação, confrontação e negociação entre sistemas socioculturais diversos sob a ótica daqueles que produzem ou gestam nas instâncias da cultura (adotando-se, aqui, a noção de "currículo cultural"). Os resultados indicam que a Feira, migrada para plataformas digitais, caracterizou-se a partir de mesclas de ações, que constituem e dão visibilidade a estratégias de legitimação deste evento, tais como oficinas, bate-papos, cinedebate, destaques do dia, opiniões, diálogos com escritores etc. atuando na direção de configurar este evento como um dos marcadores culturais da cidade. Por fim, as ações e práticas que caracterizam o evento versam sobre representações bastante “plurais”, ou seja, considerando haver uma gama de significados sobre ela instaurados ao longo do tempo tornando-a um importante “currículo cultural” da cultura gaúcha.

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