Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA À DOCÊNCIA (PIBID) SUBPROJETO DO CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA – ULBRA - CANOAS
Tania Elisa Seibert, Geanice Mineia de Christo, Carla Guerreiro Braga, Daniela Soares Cipriano, Paulo Cesar Pereira Napar, Tayana Dornelles da Silva, Priscila Scott Hood, Gislaine Souza da Silva Teresa, Neide Alves Schaeffer, Álvaro Luis Alves Fagundes, Ivani Gularte Pereira, Silvana Trevisol da Silva, Luiza Fernanda Martins Costa, Débora Moreira Pereira, Maiara Ferreira Schons, Rosangela Santos Chimini

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica à Docência (PIBID) tem como objetivo incentivar a formação docente para a Educação Básica, promover a inserção dos licenciandos no cotidiano escolar e mobilizar práticas que busquem qualificar a formação docente e os processos de aprendizagem nas instituições escolares. Esses objetivos vem ao encontro dos objetivos do curso de Matemática da ULBRA, das pesquisas elaboradas sobre formação inicial e continuada de professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (mestrado e doutorado) da ULBRA, bem como as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Licenciatura em Matemática. O subprojeto da Matemática Licenciatura se agrega ao projeto institucional que tem como meta desenvolver ações que visam a Sustentabilidade e a Cidadania, nas Escolas de Ensino Fundamental Irmão Pedro e Erna Würth, do município de Canoas, com a proposta de elaborar, de forma colaborativa, ações de intervenção pedagógica articuladas com um trabalho interdisciplinar, com recursos didáticos disponíveis à recuperação paralela e a inclusão em sala de aula regular de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Nesse sentido, buscando unir a formação inicial dos licenciandos e as necessidades das escolas, descrevem-se, a seguir as ações previstas por este subprojeto e os resultados esperados. O subprojeto de Matemática atua na Escola de Ensino Fundamental Erna Würth, com 5 bolsistas, no EJA, com supervisão da professora Carla Guerreiro Braga e na Escola de Ensino Fundamental Irmão Pedro, com 9 bolsistas, nas séries finais do Ensino Fundamental, sob supervisão da professora Geanice Mineia de Christo, nos turnos da manhã e da tarde. No mês de setembro de 2012, os bolsistas conheceram a dinâmica das escolas e iniciaram o planejamento das atividades, atendendo as necessidades e particularidades de escola, que serão aplicadas a partir do mês de outubro.