Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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Geografia, Ambiente e Cidadania
Heloisa Gaudie Ley Lindau, Cristiane Rollsing Teixeira, Adilson Bauer Silva, Guilherme Corso Silva, Roberta Lacerda Nunes, Sérgio Henrique Eberhardt Oliveira, Fabiane Terezinha Meirelles

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


Este trabalho visa apresentar o subprojeto Geografia, Ambiente e Cidadania desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID -, do Curso de Licenciatura em Geografia da Ulbra. O referido subprojeto está sendo desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Guajuviras, localizada no Bairro Guajuviras, na Cidade de Canoas, no Estado do Rio Grande do Sul. A proposta aborda o ambiente urbano e a sua inter-relação entre todos seus elementos constituintes. Nesse sentido, objetivamos explorar a geografia e/ou ambiente do lugar e sua complexidade, a fim de procurar traçar uma teia que integre todos os elementos que produzem, são produzidos e reproduzem o espaço geográfico local ou o território vivido da comunidade escolar Guajuviras. Inicialmente promoveram-se atividades de integração do grupo para, então, conhecer a história de vida dos alunos envolvidos. Oportunizou-se a confecção de uma árvore genealógica, a fim de verificar a procedência dos familiares, objetivando a compreensão do processo de urbanização e a formação do Bairro Guajuviras. Interpretou-se uma imagem de satélite da cidade de Canoas, destacando o referido bairro para identificar os diferentes alvos contidos nesta imagem. Essa imagem será comparada com fotografias aéreas de décadas anteriores, a fim de conhecer as transformações espaciais decorrentes do processo de urbanização. Essas ações visam analisar, também, as consequências da urbanização, para isso serão desenvolvidas atividades de monitoramento da qualidade ambiental e de análise da vulnerabilidade social. A abordagem de uma Geografia contextualizada a partir de uma metodologia participante promove a compreensão e a análise crítica-reflexiva, caminhos que apontam para o exercício da cidadania. A relevância deste trabalho encontra-se na interdependência existente entre natureza e sociedade. Um trabalho local conduz a tomada de ações que conduzem ao encontro das necessidades de comunidades, levando os cidadãos a ver a ocorrência dos problemas socioambientais nos lugares em que eles residem.