Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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Educar pela Pesquisa na Formação de Professores II: análise de práticas educativas buscando possibilidades de participação social e construção da cidadania.
Maria Eloisa Farias, Tania Renata Prochnow, Rossano André Dal Farra

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


A formação de professores é uma temática bastante discutida e pesquisada, principalmente no que se refere à construção de conhecimento docente. Defendemos assim, a idéia de que a formação de professores se dá em múltiplas esferas e se constitui de vários saberes e, ao consideramos estes princípios, reconhecemos que não há momento estanque de formação, mas que ela vai se construindo e reconstruindo durante a trajetória tanto profissional quanto pessoal do professor. O projeto teve como objetivo apresentar o Educar pela Pesquisa como embasamento teórico, buscando o desenvolvimento de práticas educativas, produção de material didático-pedagógico e análise de casos envolvendo situações de ensino aprendizagem na área de Educação em Ciências. Na busca destes objetivos produzimos com o grupo de oito estagiários/professores materiais didáticos exercitando a estratégia de oficina pedagógica (OP), vinculadas às atividades de ensino, como recurso educacional trabalhado em oito escolas públicas, pertencentes à Grande Porto Alegre. Os objetivos de se trabalhar OP como estratégia de ensino com estagiários/professores de ensino fundamental foi desmistificar os conceitos relativos ao ensino interdisciplinar. O estudo encontra-se ancorado na abordagem de pesquisa qualitativa, devido à complexidade da realidade cuja abordagem requer que os investigadores desenvolvam empatia para com as pessoas que fazem parte do estudo e que façam esforços concentrados para compreender os seus vários pontos de vista. Foram realizadas reuniões sistemáticas para leituras orientadas, planejamento, reflexão e discussão das OP, envolvendo as ações pedagógicas e as atividades educativas que foram desenvolvidas. No primeiro momento de cada oficina foram ressaltados os aspectos importantes relativos à fundamentação teórica; o tema do encontro era colocado, abrindo-se a partir deste instante a apresentação do trabalho anunciado, sempre com possibilidade de intervenção e contribuição dos participantes; o terceiro momento acontecia quando se possibilitava a integração tema/teoria/prática e produção de material pedagógico. Paralelamente ao estudo realizado utilizando as OP foi estimulada a iniciação do educar pela pesquisa. A interação em sala de aula e as produções dos professores/estagiários foram os componentes da análise e discussão que direcionaram o desenvolvimento da pesquisa, incluindo a participação social e a construção da cidadania dos envolvidos. Os encontros totalizaram 40h/a quando produzimos e analisamos oito práticas interdisciplinares que permitiram ao estagiário/professor aproximar teoria e prática, vivenciar momentos e estratégias diversificadas de ensino que podem ser utilizadas no cotidiano escolar.