Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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Jogos no Ensino da Matemática: concepções de professores polivalentes
Jamille Mineo Carvalho de Magalhães, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo

Última alteração: 24-10-2012

Resumo


Lecionando Matemática no Ensino Fundamental II, temos aplicado sistematicamente atividades com jogos e observamos que, durante as mesmas, a relação dos alunos com a matemática se torna mais prazerosa, divertida e interessante. Observamos também que os mesmos adquirem uma postura mais tranquila em relação às diversas atividades concernentes à Matemática, desde as aulas teóricas, passando pelas aplicações e atividades até as avaliações. O jogo corresponde a um recurso didático que pode ser utilizado no ensino das várias disciplinas que compõem o ensino básico. Assim sendo, traz em si um grande potencial de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. A dissertação de mestrado em andamento, Jogos no Ensino da Matemática: concepções de professores polivalentes, tem como objetivo geral investigar a ressignificação das concepções de professores polivalentes quanto ao uso de jogos matemáticos para a aprendizagem e sobre sua relação pessoal e profissional com a Matemática, a partir de atividades de formação continuada. A pesquisa foi realizada com nove professoras de uma escola da rede municipal de São Leopoldo – RS. As etapas traçadas para a realização da pesquisa foram: aplicação de dois questionários; realização de duas oficinas com jogos matemáticos; planejamento de aulas com os professores; observação das aulas planejadas; realização de um encontro final com cada professor para discussão do processo vivenciado; e análise do material coletado nas etapas anteriores. Até o presente momento, em fase final de análise dos resultados, verificamos que as professoras polivalentes apresentam dificuldades e medos em relação à Matemática e que essas dificuldades prejudicam suas práticas pedagógicas, assim como já foi evidenciado por outras pesquisas realizadas em nosso País. Identificamos também que houve resignificação das concepções iniciais das professoras sobre a utilização dos jogos matemáticos. Embasadas nos dados coletados e análise parcial, consideramos que a formação continuada tem potencial para trabalhar as dificuldades e medos dos professores polivalentes com a Matemática. Assim, pretende-se levar esses profissionais, que são as pessoas que formalmente apresentam a Matemática no início da vida escolar, a formalizá-la de maneira mais segura, buscando um melhor ensino e uma melhor aprendizagem.