Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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PROGRAMA COMUNITÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA CIDADÃ: INICIAÇÃO UNIVERSAL ESPORTIVA COM BASE NOS JOGOS COOPERATIVOS
EDUARDO DA SILVA MACHADO, MARIA CRISTINA CHIMELO PAIM

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


A Iniciação Universal dos Esportes com base nos jogos cooperativos é um dos núcleos integrantes do Programa Comunitário Educação Cidadã. O núcleo tem a finalidade de proporcionar aos participantes vivências e experiências de cooperação, respeito, superação, estimulando o desenvolvimento da cidadania. A iniciação Universal esportiva com foco nos jogos cooperativos propicia uma participação ativa da criança dentro de uma variedade de atividades, oferecendo assim os esportes de forma lúdica e prazerosa. Acredita-se que essa metodologia acrescente experiências agradáveis e duradouras para as crianças, pois desenvolve os fundamentos para cada modalidade de forma global, trazendo com isso uma série de benefícios no aprimoramento das capacidades físicas, motoras, emocionais e sociais dos participantes. Destaca-se que nem todas as crianças apresentam o mesmo ritmo de desenvolvimento, o que em alguns casos pode gerar exclusão e desmotivação para a prática esportiva, quando se utiliza de metodologias competitivas, especialmente na iniciação. No entanto com a cooperação acredita-se que seja possível a inclusão de todos no grupo no desenvolvimento das atividades. O projeto é de caráter permanente, sendo realizado semanalmente na Escola Batista, tendo como público alvo meninos e meninas na faixa etária de 9 a 10 anos de idade. As ações são realizadas no turno de aula, durante a manhã. Este projeto é desenvolvido seguindo a sistemática elaborada, com foco da Iniciação universal dos esportes: jogos cooperativos. A organização e estudo das atividades são desenvolvidos em quatro etapas, sendo de diagnostico, planejamento, desenvolvimento e avaliação de resultados, com objetivos claros em cada etapa, visando assim o desenvolvimento e a progressão dos alunos. Atualmente são desenvolvidos o futsal, atletismo e handebol, além de atividades recreativas. Durante o período de desenvolvimento do projeto observou-se boa progressão motora, social, afetiva dos alunos. Procupa-se com a melhor maneira de integra-los às atividades, incentivando o interesse e o desenvolvimento dos alunos, tendo como princípios fundamentais a integração, a elaboração de valores, disciplina e a cooperação. Evidenciando a inclusão em vários esportes proporcionando e estimulando também o lado critico do aluno, transmitindo que a educação física vai além da vitoria ao adversário, mas se preocupa com a cooperação, entendimento de corpo e do desenvolvimento da conscientização da importância de adotarmos um estilo de vida ativa para a busca da nossa qualidade de vida, tanto física, motora, como psicológica e afetiva. Percebe-se que a iniciação esportiva junto com os jogos cooperativos pode tornar-se uma solução eficaz no combate da individualidade e do excesso de competição infantil, promovidos cada vez mais cedo pela especialização, pois além de integrar a turma ajudam no desenvolvimento integral da criança, de forma lúdica e prazerosa proporcionando satisfação pessoal aos participantes.