Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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RESIDÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE: relato de experiência
Daiane Ricardo Selau, Rita Débora de Sá Rodrigues Batista, Roberta Petry Gorziza, Sheila Paiva de Souza, Rita Catalina Aquino Caregnato, Solange Machado Guimarães

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


A questão norteadora que conduziu a construção deste relato foi: o funcionamento da Residência Integrada em Saúde (RIS) com a finalidade de mostrar a atuação das residentes como equipe interdisciplinar em um caso clínico. A RIS, na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) do municício de Canoas / RS, teve início em 2011, oferecendo 10 vagas distribuídas nas áreas de Atenção Hospitalar e de Saúde Comunitária. No hospital, a equipe multidisciplinar passa por um processo de integração com os profissionais e professores, como uma forma de ambientação no local de trabalho. São 60 horas de atividades semanais, supervisionadas por diferentes profissionais da saúde, tanto profissionais contratados do hospital quanto professores da Universidade. A equipe interdisciplinar de residentes procurou atender este paciente de uma forma integral e humanizada. A enfermagem tem o foco de atendimento ao paciente e a sua família visando o restabelecimento da saúde comprometida pelo processo da internação. As intervenções de enfermagem para os diagnósticos das respostas humanas oferecem meios adicionais, além da terapêutica médica, a partir dos quais a saúde pode ser promovida, protegida e recuperada. Os principais objetivos da atuação fisioterapêutica hospitalar são de minimizar os efeitos da imobilidade no leito, prevenir e/ou tratar as complicações respiratórias e motoras, assim como promover integração sensória motora e cognitiva. A atuação da biomédica, nesse caso clínico, visou à atenção indireta ao paciente, na pesquisa laboratorial de parâmetros hematológicos, bioquímicos e microbiológicos, na discussão dos resultados desses exames com os membros da equipe interdisciplinar e no entendimento do quadro clínico do paciente, objetivando o atendimento integral da equipe junto ao paciente. Os residentes realizam estudos de casos clínicos, não somente em aula, mas para todos pacientes que prestam assistência, com o objetivo de realizar um estudo profundo dos problemas e necessidades deste, para proporcionar uma melhor estratégia e resolver os problemas identificados. O estudo de caso permite evidenciar a inter-relação dos profissionais com o paciente, havendo troca de conhecimentos e humanização, pela convivência entre profissionais e usuários, para melhorar a assistência prestada e conquistar a qualidade no atendimento à saúde.