Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
VIOLÊNCIA DE GENÊRO E ADOLESCENTES PRATICANTES DE ESPORTES NA ESCOLA M BASE NOS JOGOS COOPERATIVOS
MARIA CRISTINA CHIMELO PAIM, ELISE RUMPEL DA ROSA, GABRIELA MIRANDA DA SILVA

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


Apesar do grande aumento da participação feminina no esporte, desde o esporte de lazer como no esporte de rendimento, no qual as mulheres vêm competindo, em quase todos os níveis, e modalidades esportivas, o contexto esportivo ainda hoje, é permeado por valores masculinos do tipo “mais forte; mais alto; mais rápido; mais musculoso, etc.”, o que faz muitas vezes, com que as mulheres que se envolvem no esporte, sejam vítimas de questionamentos, de controvérsias, de preconceitos, de discriminações, e de estereótipos, oriundos muitas vezes da família das próprias atletas, da mídia, e da sociedade em geral. Nas aulas de educação física algumas meninas se destacam por praticar com excelência algum esporte, com isto geralmente aquelas que não o fazem assim como alguns meninos, começam a excluí-las dos grupos e estas viram motivo de piadinhas em relação a sua sexualidade, com isto, ha uma desmotivação muito grande pela pratica dos esportes. Assim tem-se como objetivo do estudo: verificar as percepções de violência de genêro em adolescentes praticantes de esportes no contexto esportivo escolar. Este é um estudo o qual se encontra ancorado na abordagem de pesquisa qualitativa – quantitativa. A pesquisa envolveu 14 adolescentes do sexo feminino praticantes de Voleibol de uma escola particular de Santa Maria na faixa etária de 14 e 16 anos e 17 meninas praticantes de Handebol em uma escola pública, na faixa etária de 13 – 17 anos. Como instrumento de coleta foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas. As questões foram elaboradas assumindo gênero como uma construção social e, portanto histórica. No dia da aplicação da entrevista, foram fornecidas informações sobre os objetivos da pesquisa e garantido o anonimato. Também foram garantidas as alunas o retorno dos resultados da pesquisa. A partir da análise dos questionários percebe-se que a representação da violência de gênero contra a mulher no esporte de adolescentes praticantes de esportes no contexto escolar deu-se após uma breve intervenção da pesquisadora, pois verificou que foi difícil o reconhecimento do que é violência de gênero, e se fez necessária a intervenção do pesquisador para a elaboração da representação e identificação do conceito, pois 88 % das meninas responderam que não sabiam o que era violência de gênero, e deram exemplo de violência física; 6 % das meninas responderam que é quando a prática de atividade física e esportiva vem acompanhada de preconceitos e estereótipos e 6% das meninas responderam que é quando há deboches por parte das pessoas e falta de incentivo para a prática de esportes, por fim, identificarmos que a mesma é para as 14 adolescentes praticantes de voleibol no contexto escolar quando as pessoas ficam rindo delas no momento do jogo, considerando esse deboche como um tipo de preconceito; quando ha discriminação, no sentido de piadas das mulheres, no que se refere, por exemplo, que esporte é coisa para homens.