Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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Avaliação de três métodos de ensino em Anatomia Humana
Paulo Tadeu Campos Lopes, Ana Maria Pujol Vieira dos Santos, Gabriela Augusta Mateus Pereira, Caroline Nugem Teixeira

Última alteração: 07-11-2012

Resumo


A disciplina de Anatomia Humana, essencial na formação universitária em muitos cursos, é ensinada da mesma forma  desde que se tornou uma ciência, sem que seja levantada a questão sobre o quanto os alunos estão aprendendo. Atualmente percebe-se a importância  do aprimoramento didático para que, de forma eficaz, o conhecimento necessário chegue ao discente. Portanto, é indispensável a incorporação de métodos inovadores que auxiliem os alunos a terem um aproveitamento satisfatório. A introdução desses métodos tem sido considerada e discutida, levando-se em consideração as particularidades dos alunos, como cada pessoa estuda e absorve o conteúdo, para a partir daí modificar a administração do ensino. O presente projeto teve como objetivo avaliar três métodos de ensino em anatomia humana: estudos em peças anatômicas previamente dissecadas, desenho artístico e ambientes virtuais interativos (softwares). Após abordagem teórica expositiva sobre miologia do membro inferior, 20 alunos do curso de Educação Física da Universidade Luterana do Brasil, com idades variadas, de ambos os sexos, foram separados em três grupos, para desenvolver atividade relacionada à identificação de estruturas anatômica, especificamente músculos. As médias intragrupo e intergrupos, nos pré e pós-testes, foram verificadas utilizando-se os testes não-paramétricos Wilcoxon e Kruskal-Wallis para evidenciar diferença significativa (p<0,05). O teste não-paramétrico Wilcoxon indicou que não há diferença significativa entre os escores do pré e pós-testes, enquanto os resultados do teste não-paramétrico Kruskal-Wallis apontaram que não existe diferença significativa para as notas entre os grupos estudados.