Portal de Eventos da ULBRA., XIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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Autopercepção de dificuldades escolares em alunos do ensino fundamental e médio em município do Rio Grande do Sul.
RICARDO HALPERN

Última alteração: 07-01-2014

Resumo


Durante a infância e adolescência, a escola é considerada a experiência central do desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. É também nessas fases do desenvolvimento que ocorre a formação da autopercepção. Esse constructo refere-se ao conjunto de atributos e características que cada indivíduo usa para se descrever, tendo uma grande influência na autoestima. As crianças e adolescentes com dificuldades escolares apresentam um elevado risco de se perceber de forma negativa, o que amplia a possibilidade de problemas no contexto social e acadêmico, além de provocar prejuízo nos relacionamentos interpessoais. A autopercepção negativa também interfere no ajustamento social e provoca elevado risco de comportamento evitativo, favorecendo a tendência ao isolamento social. Através de um estudo transversal com base populacional será avaliada a autopercepção de dificuldades escolares em alunos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares do município de Guaíba, no Rio Grande do Sul, no ano de 2004.


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