Portal de Eventos da ULBRA., XIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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Avaliação de atividade lúdica no estudo do sistema esquelético
Caroline Medeiros Martins de Almeida, Paulo Tadeu Campos Lopes

Última alteração: 07-01-2014

Resumo


Diante da necessidade de ministrar aulas de ciências mais interessantes, o professor precisa criar novas estratégias para aumentar o interesse, a atenção e o entusiasmo do aluno em sala de aula. Este trabalho, tendo por base as concepções da aprendizagem significativa de David Ausubel, teve como objetivo avaliar o uso de uma atividade lúdica nos processos de ensino e aprendizagem no estudo do sistema esquelético, na 7ª série do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Sapucaia do Sul. A amostra da pesquisa consistiu em uma turma com 23 alunos. A realização do trabalho envolveu seis fases distintas: elaboração do material lúdico; explicação do conteúdo de Ciências; aplicação do pré-teste; aplicação da atividade lúdica na sala de aula (o jogo); aplicação do pós-teste; análise dos conteúdos adquiridos pelos alunos e de sua satisfação em realizar as atividades programadas, a partir da análise dos questionários. Comparando as respostas entre os testes, observamos que a maioria dos alunos apresentou maior número de acertos no pós-teste, realizado após o jogo. A partir da realização da atividade lúdica, evidenciamos as contribuições para o aprendizado dos alunos, pois segundo eles o jogo ajuda a memorizar conceitos, a prestar mais atenção, a revisar a matéria e a aprender brincando. Sendo assim, podem ser grandes aliados das aulas de ciências, por despertar o interesse dos alunos e promover a compreensão dos conteúdos no ambiente escolar de forma mais prazerosa.

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