Portal de Eventos da ULBRA., XIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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Estratégias de construção de análise institucional em espaços sócio ocupacionais do Serviço Social: uma reflexão sobre a metodologia de articulação ou regulação do CRAS Volante (Sapucaia do Sul, RS), a partir do paradigma de correlação de forças.
Maiara da Silva Lima

Última alteração: 07-01-2014

Resumo


A presente pesquisa tem como tema norteador as Estratégias de construção de análise institucional em espaços sócio ocupacionais do Serviço Social, refletindo sobre a metodologia de articulação e/ou regulação do CRAS Nordeste Volante (Sapucaia do Sul, RS), a partir do paradigma de correlação de forças. Por considerar que essa perspectiva viabiliza a identificação das forças presentes no contexto institucional e que o Serviço Social atua numa correlação particular de forças, sob a forma institucionalizada, na mediação vinculada ao processo de reproduzir-se e representar-se dos sujeitos em suas trajetórias, torna-se de suma importância analisar o papel imposto dentro desta instituição, comparando-o com as metodologias de articulação (que consiste na elaboração consciente e consequente, teórica, política e técnica das relações sociais presentes no relacionamento profissional) e/ou de regulação (que atribui-se à relação problema-recurso de acordo com certas normas institucionais preestabelecidas, tomando os problemas como desregulagens que podem ser reparadas através de mecanismos institucionais).Dessa forma, torna-se fundamental repensar a contribuição deste paradigma para a análise institucional e investigar as relações do saber profissional e do poder institucional no contexto deste CRAS.  A pesquisa elaborada trata-se de um estudo de caso qualitativo, voltado para descrição e análise de um equipamento da Política de Assistência Social (CRAS). Por este fato, consideramos necessário articular os paradigmas ao contexto empírico e revisar a teoria da correlação de forças. A pesquisa ainda não está concluída, mas os resultados parciais poderão servir de base à análise institucional da disciplina de Estágio I, ou ainda para a melhoria das atuais diretrizes que permeiam o espaço sócio ocupacional analisado.



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