Portal de Eventos da ULBRA., XIV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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A TEMÁTICA “INSETOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES E POSSÍVEIS ABORDAGENS
Leticia Azambuja Lopes, Yasmin Athaydes, Mariela Valduga, Rossano Dal-Farra

Última alteração: 22-10-2014

Resumo


Este estudo é parte integrante de um processo investigativo amplo relacionado com a inserção da temática “insetos” nos currículos dos ensinos fundamental e médio.  Os estudos foram realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Walmir dos Santos Martins Machado (EMEF) em Sapucaia do Sul, RS. Nos sétimos anos estão sendo aplicadas atividades com tablets, que permitem verificar a percepção sobre os insetos bem como proporcionar o contato com tecnologias que antes não eram acessíveis a este publico, tornando-a um bom exemplo de exercício da cidadania. As atividades já desenvolvidas junto a duas turmas do oitavo ano (48 alunos) do ensino fundamental forneceram dados sobre o olhar dos alunos a respeito dos insetos, e foram realizadas como segue. Primeiramente foi solicitada uma produção textual sobre insetos e realizada análise de conteúdo para verificar a percepção dos estudantes sobre os insetos. Em outro momento, foi previamente aplicado um instrumento de coleta de dados (ICD) com questões direcionadas sobre as concepções sobre insetos que os estudantes possuem. Após, foi realizada uma aula expositiva sobre insetos e, para verificar o aprendizado, foi aplicado outro ICD contendo questões semelhantes ao primeiro ICD. Dos resultados analisados até agora referente à aplicação dos ICD, os insetos mais citados pelos estudantes foram: barata (66,7%), formiga (56,3%), mosca (56,6%), mosquito (50%) e abelha (47,9%), sendo os demais insetos citados: gafanhoto, grilo, borboleta, besouro, cigarra, louva-a-deus, joaninha, lagarta e marimbondo também foram citados. Houve ainda duas citações para cupim, libélula, pernilongo, pulga, vagalume, vespa e uma citação para cascudo, larva, mariposa e zangão. Os estudantes mencionaram ainda animais de outros táxons tais como aranha, minhoca, escorpião, carrapato, lacraia, lagarto, lesma e tatuzinho-de-jardim. Estes dados corroboram com a percepção popular, pois, em geral, muitas pessoas consideram outros táxons como pertencentes à classe Insecta. Quanto à produção textual, salienta-se positivamente que houve lembranças aos aspectos morfológicos dos insetos e em geral os alunos citaram características como número de olhos, pernas e asas. Embora parte dos estudantes não relembre com exatidão a terminologia de estruturas morfológicas, eles demonstram apropriação do conteúdo no momento de informar que “muitos deles tem estrutura meio que óssea, mas não tem ossos”, referindo-se ao exoesqueleto. Também lembram alguns hábitos de cada animal, relacionados ao habitat e fisiologia e no caso das abelhas alguns alunos demonstraram conhecimento sobre a polinização. Estes resultados reforçam a necessidade de problematizar o estudo dos insetos, especialmente no que tange às concepções apresentadas pelos estudantes em relação aos insetos bem como a aspectos relacionados à ecologia deste grupo animal, perfazendo um caminho para a elaboração de práticas educativas no ensino fundamental.