Portal de Eventos da ULBRA., XIV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO O USO DE TIC COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO E A APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Roberta Dall Agnese da Costa, Marina Andrades Felipe, Paulo Tadeu Campos Lopes, Suelen Bomfim Nobre

Última alteração: 22-10-2014

Resumo


Tanto as comunidades de Ensino de Matemática quanto de Ciências têm apontado para a necessidade de mudanças nos processos de ensino e aprendizagem. Ambas recomendam a perspectiva da educação científica e do trabalho interdisciplinar. Deste modo, este trabalho utiliza-se de uma perspectiva interdisciplinar como metodologia para a educação científica com vistas ao desenvolvimento das potencialidades dos alunos e, em última instância, da cidadania. A proposta consiste em um trabalho que envolve a compreensão de conceitos biológicos e matemáticos através da captura de imagens digitais com o tema ambiente e na montagem de uma foto-galeria na rede social Facebook que ilustre os conceitos aprendidos. Nesta abordagem interdisciplinar foi envolvida uma turma de sétimo ano do ensino fundamental com quinze alunos e as professoras titulares de Ciências e Matemática. Os alunos se organizaram em grupos de três ou quatro integrantes, reunidos por afinidade. A captura das imagens ocorreu em um parque municipal próximo a escola. Ao chegar à escola os grupos postaram as fotos na página criada para a atividade no Facebook,identificando os conceitos matemáticos e biológicos como solicitado. Depois disso, responderam a um questionário contento sete perguntas sobre a atividade. As respostas foram analisadas utilizando a técnica de análise de discurso de Bardin. Como resultado observou-se que os alunos fizeram uma avaliação positiva da atividade, percebendo a interdisciplinaridade e assimilando os conceitos matemáticos e biológicos envolvidos.