Portal de Eventos da ULBRA., XIV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
Arquitetura e Urbanismo no Litoral Norte do RS: Escola Agrícola em Dom Pedro de Alcântara
Valquíria Liperte Model, Bianca Breyer Cardoso, Efreu Brignol Quintana, Karla Nunes Barros Coelho

Última alteração: 22-10-2014

Resumo


O presente trabalho apresenta a pesquisa realizada na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, durante o semestre de 2014/1 no curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Campus Torres, cujo tema versa sobre o projeto de uma Escola Agrícola no município de Dom Pedro de Alcântara. Este trabalho integra o projeto de pesquisa intitulado «Inventário de Bens de Interesse Arquitetônico e Urbanístico no Litoral Norte do Rio Grande do Sul», realizado pelo grupo de pesquisa Arquitetura e Urbanismo no Litoral Norte do RS, que visa garantir uma reflexão mais precisa sobre as manifestações arquitetônicas e urbanísticas que constroem a paisagem cultural do Litoral Norte. A pesquisa objetiva subsidiar o projeto a ser realizado no Trabalho de Conclusão de Curso II, sendo parte integrante deste ao contribuir para a delimitação e problematização do objeto de intervenção, envolvendo todos os procedimentos metodológicos preliminares de projeto arquitetônico e urbanístico. Através da revisão bibliográfica e pesquisa de campo, o trabalho abarca as seguintes etapas: Apresentação geral do tema; conceito, definições e aspectos históricos relativos ao tema; problematização e justificativa da temática escolhida; objetivos e relevância da proposta; viabilidade de implementação; caracterização dos agentes; necessidade e benefícios; apresentação e justificativa da área de intervenção; condicionantes legais e técnicos relativos ao terreno e à temática; caracterização das atividades e dos usuários. A pesquisa sobre a implantação de um edifício de caráter público de uma Escola Agrícola, de nível técnico, no município de Dom Pedro de Alcântara, RS, proporcionou entender como o ensino técnico faz-se necessário para a região e também ao entorno. Todas as informações coletadas foram de extrema importância, serviram como auxílio para os dimensionamentos, programa de necessidades, diretrizes projetuais, entre outros diversos itens que tornaram-se possíveis para a elaboração da proposta. Dessa forma, a pesquisa reforça a importância da educação, ela traz retornos importantes para o país, para o estado e para os indivíduos, pois proporciona acesso às melhorias tecnológicas, ampliando oportunidades, abrindo novos caminhos, além de promover uma satisfação pessoal.