Portal de Eventos da ULBRA., XIV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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USO DE MODELO DIDÁTICO NO APRENDIZADO DE SUTURAS CIRÚRGICAS
Nathalia Preissler Vaz Silveira, mariana souza, henrique leão, magda furlanetto, edemilson silva

Última alteração: 22-10-2014

Resumo


As atividades práticas de ensino têm sido cada vez mais somadas a teorias baseadas em materiais didáticos. A abordagem de práticas médicas desde o início da graduação tem despertado o interesse dos estudantes e enriquecido a compreensão de complexas estruturas anatômicas. Assim sendo, são atribuições do ensino universitário, propiciar o domínio de um conjunto de conhecimentos, métodos e técnicas científicas, que assegurem a capacitação cientifica e profissional no campo escolhido pelo discente, conduzindo desta forma, uma autonomia do aluno na busca pelo conhecimento. Para que isso aconteça, existe a necessidade de adaptação dos métodos de ensino-aprendizagem e este processo deve ser condizente com a realidade que o acadêmico vivencia em sua rotina. Elucidar o aprendizado do aluno a partir de uma maquete de madeira que ilustra seis tipos de nós de sutura utilizados para diferentes aplicações em procedimentos médicos. Foi confeccionada uma maquete de madeira com furos uniformes e numerados em sequencia. Inicialmente, a prática é realizada com a passagem de cordões brancos na ordem preconizada. Cada nó ilustrado no modelo apresenta uma disposição de acordo com os tipos de sutura e a numeração indica a ordem a ser seguida. Neste modelo são demonstrados os nós de suturas dos tipos em “U”, em “X”, em ângulo, Donati, pontos simples e contínuo. O modelo construído ficou estável, didático e bastante ilustrativo. (Resultado em imagens). Conclui-se que treinamentos iniciados já nos primeiros semestres do curso de Medicina, como os que preconizam a habilidade motora nos nós cirúrgicos, constituem uma prática instigante para os discentes, mesmo que a aplicação deste estudo não seja imediata e percebe-se o interesse neste tipo de ensaio prático. A insegurança e a ansiedade são sanadas à medida que se adquire habilidade manual através do contato rotineiro com essa prática. Dessa forma, observa-se um aumento da autoconfiança e do anseio para aplicar as novas aptidões.