Portal de Eventos da ULBRA., XIV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA INFANTIL, DE ADOLESCENTES E ADULTOS DE UM SERVIÇO-ESCOLA DE PSICOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DE 2013 A 2014
Josieli Freitas Oliveira, Aline Groff Vivian, Fernanda Pasquoto Souza

Última alteração: 22-10-2014

Resumo


Estudos de caracterização de clientela de serviço-escola de psicologia são correntes em nosso país. No Brasil, as clínicas-escola de Psicologia são serviços obrigatórios, segundo lei que regulamenta a profissão e dispões sobre os cursos de formação. Os serviços prestados pelas clínicas-escola têm como objetivo principal a aprendizagem clínica dos estudantes de psicologia. Além do aspecto acadêmico, as clínicas-escola também desempenham um importante papel social, uma vez que oferecem à comunidade em geral e as de baixo poder aquisitivo, a possibilidade de acesso a um atendimento psicológico gratuito ou de baixo custo realizado com supervisão de professores qualificados. O presente estudo tem como objetivo caracterizar o perfil da clientela atendida pelo serviço-escola de Psicologia ULBRA/ Canoas, entre 2013 e 2014, buscará constituir uma base de dados permanentes, a fim de aprimorar o sistema de registro e padronizar o preenchimento de prontuários dos pacientes, em especial ao que se refere ao motivo de atendimento. Está sendo registradas as informações sociodemográficas como sexo, idade, escolaridade, nível socioeconômico, além de dados clínicos como motivo da procura, abordagem psicoterápica, número de atendimentos, tempo de duração do tratamento, tipo de término, entre outras. O delineamento será uma pesquisa documental, a partir do levantamento de prontuários. Os dados serão digitalizados e analisados de forma quantitativa, através do programa SPSS. A partir da sistematização dos resultados, será traçado o perfil clínico e demográfico, a fim de se planejar novas modalidades de intervenção no Serviço-Escola de Psicologia da Ulbra Canoas e se aprimorar o registro em prontuários, bem como criar a base de dados unificada dos atendimentos. O trabalho também fornecerá base empírica para demonstrar a importância desse serviço para a comunidade canoense e da região metropolitana, aprimorando continuamente novas modalidades de intervenção ofertadas pelo serviço.

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