Portal de Eventos da ULBRA., XIX FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CANOAS)

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A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO PSICOFÍSICO COMO METODOLOGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO MODELO DO ÁTOMO DE BOHR NO ENSINO FUNDAMENTAL
Savana dos Anjos Freitas, Agostinho Serrano de Andrade Neto

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


A disciplina de Ciências no ensino Fundamental é composta por conceitos abstratos e que, muitas vezes, incorrem em uma certa dificuldade na compreensão dos alunos, refletindo em um menor interesse em aprender Ciências no Ensino Fundamental. Em conformidade com Gregório et al (2016), os processos de ensino e aprendizagem de conceitos abstratos, isto é, aqueles não concretos, não tangíveis, acabam se tornando distantes e, por assim dizer, de difícil compreensão para os estudantes. Afim de modificar essa realidade, a presente pesquisa buscou propiciar a alunos do Ensino Fundamental uma concepção diferente do que sobre a disciplina por meio da utilização de diferentes recursos didáticos para o ensino do modelo do átomo de Bohr. Posto isso, a pergunta de pesquisa norteadora desse trabalho foi: a construção de um modelo psicofísico contribui para uma aprendizagem significativa do modelo do átomo de Bohr por estudantes do Ensino Fundamental? Sendo assim, os participantes da pesquisa foram estudantes do 8º e 9º do Ensino Fundamental de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Durante o projeto foram utilizados recursos didáticos como simulação computacional, livros didáticos, realização de experiências de baixo custo, e construção de um modelo psicofísico do conceito abordado. Uma dessas atividades ocorreu durante o período de quatro aulas, nas quais os alunos desenvolveram, juntamente com alunos de graduação em Física que participavam do PIBID na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), o estudo e a confecção do modelo do átomo de Bohr. Para isso, utilizou-se como base a sequência didática de Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) (MOREIRA, 2011) cujo intuito é auxiliar os estudantes no processo de construção de uma aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1980). Os alunos, utilizando materiais como isopor e lâmpadas de Led, confeccionaram um modelo no qual eles podiam interagir e modificar o elétron de uma órbita a outra, podendo observar e debater sobre o que resultava dos saltos que aconteciam. Os dados foram coletados mediante entrevista seguindo o protocolo Report Aloud e analisados em dois momentos conforme a Análise Gestual Descritiva, após o término do projeto e após um ano da primeira entrevista com alunos. Os resultados obtidos com essa pesquisa demonstram que a interação dos alunos, desde a construção até a mediação com o modelo de Led construído por eles, auxiliou na aprendizagem significativa do conceito do modelo do átomo de Bohr de estudantes de nível fundamental de ensino. Diante do exposto e tendo em vista os resultados obtidos e analisados, é possível considerar que desenvolver conceitos abstratos na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental torna-se significativo quando o docente propõe a utilização de diferentes recursos didáticos e, em especial, aqueles construídos em conjunto pelos próprios alunos.


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