Portal de Eventos da ULBRA., XIX FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CANOAS)

Tamanho da fonte: 
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MULTIPROFISSIONAL
Paula Hoffmann Lutz Coelho, Leticia Falkenbach da Costa, Flávio Renato Reis de Moura, Desirre Vitória de Morais Mariano

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


Introdução: Este relato tem como objetivo as atividades desenvolvidas por meio da política Intersetorial da Saúde e da Educação através do Programa Saúde na Escola, pela equipe multiprofissional de residentes da Unidade Básica de Saúde União (UBS) do Município de Canoas/RS, nas escolas de abrangência do bairro Mathias Velho. Almejando contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública da educação básica por meio de ações deprevenção, promoção eatenção àsaúde.
Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma das atividades que foi desenvolvida e realizada pelas profissionais de saúde residentes, Assistente Social, CirurgiãDentista e Enfermeira, em conjunto com a Secretária de Saúde de Canoas e UBS União. Foi feita uma peça teatral na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vó Sara, localizada no Bairro Mathias Velho, Canoas - RS. A peça tinha como objetivo conscientizar os alunos das turmas de maternal sobre a prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti.
Objetivo:Relataraexperiênciadas residentes do programa de residência multiprofissional de saúde comunitária da atividade realizada no Programa SaúdenaEscola.
Resultados: Foi realizada uma peça teatral para 70 crianças e notou-se que as crianças estavam bastante alegres e participativas. Foi observado que o teatro para os estudantes da faixa etária 1-5 anos, a influência e a participação de todos foi de forma alegre, dinâmica, conduzindo-os paraboas práticas deeducação em saúde.
Conclusões: Aliando saberes de diversas áreas de conhecimento foi possível garantir uma forma de prevenção integral das crianças do maternal da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vó Sara. Destaca-se a importânciadestes espaçosparafortaleceraeducação em saúde desde osprimeiros anosdevida.

Texto completo: POSTER