Portal de Eventos da ULBRA., XV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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SÍMBOLOS, COMPLEXOS E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA PSICOTERAPIA COM CRIANÇAS
Andre Guirland Vieira, Clarice Haubert

Última alteração: 04-10-2015

Resumo


André Guirland Vieira, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA

Clarice Haubert, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

 

Resumo

A presente pesquisa apresenta um relato do processo psicoterapêutico de uma criança e sua família com o objetivo de estudar a função dos símbolos, complexos e dos conflitos familiares na construção da identidade de um menino de 8 anos. Os dados foram coletados através de entrevistas com a criança, pais, professores e de registros diários das sessões. Utilizou-se um delineamento de estudos de caso. A análise da produção simbólica mostrou um conflito na identidade sexual, construído na história familiar. A partir dos resultados, é possível concluir que o trabalho sobre a expressão simbólica exerce uma função terapêutica, na medida em que possibilita uma melhor compreensão dos conflitos por parte do psicoterapeuta, da família e da própria criança. O estudo também mostrou o papel da família tanto na origem dos conflitos psicológicos da criança como em sua resolução.

 

 


Palavras-chave


Sandplay. Brinquedo simbólico. Psicoterapia infantil.

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