Portal de Eventos da ULBRA., XV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
Democratização como desafio: a qualidade da educação superior no Brasil
Alessandra Weissheimer

Última alteração: 04-10-2015

Resumo


 

O projeto está vinculado ao grupo de Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Ensino e Avaliação e registrado no CNPq. A pedagogia universitária é o constructo articulador mais amplo. Dentro dele, em torno do tema da qualidade da educação superior, propomos a exploração das políticas de democratização em tempos de globalização.

Pretende-se identificar as práticas e os saberes que vêm sendo desenvolvidos nos diferentes contextos para alcançar um patamar positivo de efetivação das metas acadêmicas, incluindo a permanência e sucesso dos estudantes, a qualificação dos processos pedagógicos e de seus autores e a implementação de inovações pedagógicas que respondam aos desafios epistemológicos e culturais da contemporaneidade. Um olhar especial terão as políticas de estímulo à internacionalização e as decorrências das mesmas nas experiências de formação acadêmica.

Como problema central de pesquisa nos propomos a investigar:Existe uma tensão entre os discursos e as políticas que apontam para a internacionalização como referentes da qualidade da educação superior no Brasil? Que efeitos essa condição traz para os processos de ensinar e aprender na Universidade? Diversas modalidades e instrumentos farão parte da metodologia do Projeto, já que são plurais os espaços investigativos bem como os participantes. Dessa maneira, a partir da diversidade encontrada no campo, poderão ser afinados procedimentos comuns em torno de um mesmo objeto ou situação pedagógica.No que se refere à análise documental, há a pretensão de realizar uma sistematização empírica, a partir de documentos reveladores das políticas educacionais do país no que concerne aos objetivos que interessam ao estudo. Para dar sustentação acadêmica ao trabalho, serão enviados esforços para a explicitação conceitual dos discursos e a construção de referentes epistemológicos. Pretende-se, assim, fugir de uma análise superficial que incorpore apenas argumentos de opinião. Nesse sentido a primeira tarefa será a de realizar uma revisão crítica da literatura com o objetivo de rever teorias e saberes, estabelecendo alguns parâmetros comuns que permitam o trato coletivo com os conceitos fundamentais. Para a otimização do Projeto se lançará mão de instrumentais da tecnologia de informação, favorecendo relações em ambientes virtuais.

A parte empírica do Projeto deve incluir investigações de campo, envolvendo gestores, professores e estudantes da  IES propositora, bem como as Unidades pedagógicas que se relacionem com as finalidades do estudo.

A pesquisa está em andamento, já fizemos a análise dos documentos. Ainda não temos os resultados, pois estamos elaborando o questionário para alunos e gestores do programa Ciência sem Fronteiras.

 

 

 


Palavras-chave


Democratização. Ensino superior. Ciências sem Fronteiras.

Texto completo: Pôster