Portal de Eventos da ULBRA., XV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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INOVANDO O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - GeoGebra
Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Tania Elisa Seibert, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa

Última alteração: 04-10-2015

Resumo


Este projeto de pesquisa está associado ao convênio firmado entre a Universidade de La Laguna (ULL), em Tenerife, Espanha, com o grupo de Tecnologias Educacionais e a Universidade Luterana do Brasil, com o Grupo de Estudos Curriculares em Educação Matemática (GECEM), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). Apresenta-se aqui um dos resultados, a ferramenta informática que auxilia na autoaprendizagem e autoavaliação, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, de um conteúdo qualquer e para qualquer área do conhecimento, o Sistema Integrado de Ensino de aprendizagem (SIENA). O SIENA foi desenvolvido através de uma variação dos tradicionais mapas conceituais, denominado de Grafo Instrucional Conceitual Pedagógico, que permite a planificação do ensino e da aprendizagem de um tema específico. O grafo deve ser desenvolvido por relações do tipo “o conceito A deve ser ensinado antes do conceito B”, começando pelos conceitos prévios, seguindo para os conceitos fundamentais, até atingir os conceitos objetivos. O grafo está ligado a um teste adaptativo que gera o mapa individualizado das dificuldades do estudante e, também, a uma sequência didática. Um Teste Adaptativo Informatizado é administrado pelo computador, que procura ajustar as questões do teste ao nível de habilidade do aluno, procura encontrar um teste ótimo para cada estudante, para isso, a proficiência do indivíduo é estimada interativamente durante a administração do teste e, assim, só são selecionados os itens que mensurem eficientemente a proficiência do examinado. No SIENA o teste adaptativo é realizado em cada conceito do grafo o qual está baseado nas Redes Bayesianas, devendo ser cadastradas perguntas que irão compor o banco de questões dos mesmos, com o objetivo de avaliar o grau de conhecimento que o aluno possui de cada conceito. As perguntas são de múltiplas escolhas, classificadas em três ou mais níveis de dificuldades (fáceis, médias e difíceis). Ligado a cada conceito há uma Sequência Didática, entendido como a organização de determinado conteúdo, a partir da articulação entre conceitos, procedimentos e atividades, estruturados com o objetivo de promover a aprendizagem. O sistema SIENA possui duas opções de uso: a primeira serve para o aluno estudar os conteúdos dos nodos do PCIG e realizar o teste, para verificar quais são seus conhecimentos sobre determinados conteúdos; a segunda opção oportuniza, ao aluno, realizar o teste e estudar os conceitos nos quais apresentou dificuldades, sendo possível uma recuperação individualizada dos conteúdos nos quais não conseguiu superar a média estipulada como necessária para avançar. As pesquisas do GECEM, no ano de 2015, desenvolveram experimentos com estudantes da Educação Básica, com as temáticas Números Decimais e Frações. A pesquisa está fundamentada no método qualitativo, uma vez que os propósitos fundamentais são a compreensão, a explanação e a interpretação do fenômeno estudado. Os resultados apontam que os experimentos com o SIENA são uma alternativa metodológica para a inserção das tecnologias na Educação. O SIENA encontra-se no endereço: http://siena.ulbra.br.


Palavras-chave


Educação Matemática. SIENA. Sequências Didáticas.

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