Portal de Eventos da ULBRA., XV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
JALECO: RISCOS DE CONTAMINAÇÃO PELO USO INADEQUADO
vanessa braga ferreira, Livia Filla Nunes

Última alteração: 04-10-2015

Resumo


Nos serviços de saúde recomenda-se que os profissionais adotem medidas de biossegurança, uma vez que estão mais suscetíveis a contrair doenças advindas de acidentes de trabalho, por meio de procedimentos que apresentam riscos. Uma medida de biossegurança é o uso de jaleco no ambiente hospitalar. A sua utilização minimiza a passagem de microrganismos para pacientes, como previne a exposição do profissional de saúde aos agentes infecciosos e do ambiente de trabalho. A preocupação com a biossegurança está crescendo cada vez mais na área da saúde, porém algumas atitudes passam muitas vezes despercebidas por alunos e profissionais da área, como o uso do jaleco em lugares públicos. A contaminação pode ocorrer do profissional para o paciente através do jaleco, assim como o profissional também pode contaminar alimentos em restaurantes e lanchonetes. O objetivo dessa pesquisa é verificar a literatura relacionando o uso inadequado do jaleco com a possibilidade de contaminação.

O estudo constitui-se de uma revisão bibliográfica, com documentos oriundos exclusivamente de sites de pesquisa do meio eletrônico, utilizando os descritores jaleco, biossegurança e contaminação. Foram selecionados os documentos mais atuais.

As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde são definidas como aquelas adquiridas após a admissão do paciente com manifestação durante a internação ou posterior a alta, quando relacionadas à internação ou aos procedimentos hospitalares. Em todo o mundo são consideradas como um importante problema de saúde pública por comprometerem a segurança e qualidade assistencial dos pacientes em instituições de saúde, levando ao prolongamento do período da internação. Dessa forma, aumentam o risco de complicações, os custos institucionais e as taxas de mortalidade e morbidade.

O controle dessas infecções e a redução da disseminação de bactérias resistentes são exemplos de importantes desafios nas instituições de saúde.

O jaleco é recomendado para o uso exclusivo nas instituições de saúde durante a assistência a pacientes. O seu uso em ambiente públicos como restaurantes, bares, lanchonetes, ônibus, pode refletir uma análise crítica por parte dos profissionais de saúde quanto a possível disseminação de microrganismos na comunidade.

A conscientização do profissional da área da saúde é indispensável para uma mudança de postura necessária na utilização dessa vestimenta.

Há uma carência de informações, de mais estudos que comprovem a contaminação através do uso inadequado do jaleco.

 


Texto completo: Pôster  |  Resumo expandido