Portal de Eventos da ULBRA., XV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
POTENCIALIDADES DO IBOOK PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Arno Bayer, Rodrigo Dalla Vecchia

Última alteração: 29-03-2017

Resumo


Para o estudante acompanhar a rápida evolução da tecnologia e do conhecimento, ele cada vez mais precisa de eficientes meios para viabilizar uma consistente aprendizagem. Uma das características marcantes da atualidade é a rápida evolução que os recursos tecnológicos vêm sofrendo. A velocidade de introdução de novos meios faz com que novas perspectivas e potencialidades surjam constantemente. No que diz respeito à Educação Matemática, com o advento dessas tecnologias, diversas atividades que são apresentadas como problemas tendem a não ser mais caracterizadas dessa forma, trazendo como consequência um profundo repensar sobre o enfoque pedagógico que o processo de ensino e aprendizagem da Matemática deve assumir. A tecnologia está presente em muitas situações do nosso cotidiano, porém, muitas vezes ainda distante da sala de aula. Em termos gerais, queremos investigar as potencialidades deste recurso e viabilizar  o uso do eBook nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática. Tendo em vista estes aspectos, a presente pesquisa está sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade Luterana do Brasil e da Pädogochische Hochschule de Karlsruhe da Alemanha. Atualmente o projeto se encontra na primeira fase que envolve a investigação e o aprofundamento  dos recursos para o eBook, principalmente os relacionados ao iBook,  disponíveis na rede e descritos em referências específicas. Num segundo momento serão investigadas as potencialidades e os disponíveis para o desenvolvimento e o uso deste recurso tecnológico nos processos de ensino e aprendizagem da matemática no Ensino Básico e Superior.

 


Palavras-chave


Aprendizagem da matemática. eBook. iBook.

Texto completo: Pôster  |  Resumo expandido