Portal de Eventos da ULBRA., XV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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UTILIZANDO O AMBIENTE DO ENTORNO ESCOLAR PARA INTEGRAR O CONTEÚDO DE CIÊNCIAS DO COM A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
Tania Renata Prochnow

Última alteração: 04-10-2015

Resumo


A Educação Ambiental (EA) é necessária para formação de uma sociedade que tem por finalidade a construção de valores, conceitos e atitudes que possibilitem o entendimento da realidade de vida e a atuação responsável em ambientes sociais individuais e coletivos. Dessa forma, para a real transformação da crise estrutural e conjuntural em que vivemos, a EA é considerada um elemento estratégico na formação de ampla consciência critica que situam a inserção humana na natureza (LOUREIRO, 2000). Para Vygotsky, o desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de maneira que “a aprendizagem escolar orienta e estimula processos internos de desenvolvimento.” (VYGOTSKY, 2001). Segundo Sauvé (2009), é essencial analisar as escolhas educativas de uma forma crítica, focalizando a atenção da EA no Desenvolvimento Sustentável (DS): qual é a extensão da realidade em que foram consideradas e qual é a real extensão para atingir o desenvolvimento da rede de inter-relação pessoa-sociedade-natureza? Na sociedade atual, começamos a estar cada vez mais conscientes da necessidade de construir um futuro sustentável e a educação desempenha um papel fundamental. A educação para a sustentabilidade implica numa nova orientação para a prática letiva, enfatizando situações de aprendizagem ativas, experienciais, colaborativas e dirigidas para a resolução de problemas a nível local, regional e global. Com esta perspectiva, se objetivou trabalhar o conteúdo de Ciências do ensino fundamental e médio, de modo a integrá-lo aos discursos e práticas para desenvolver a EA para o DS ao nível local (comunidade escolar e seu entorno), sem descartar a abrangência regional e global, identificando as interações das ações humanas, envolvendo aspectos econômicos, culturais e sociais, e seus efeitos ambientais em diferentes áreas da região com o objetivo de promover ações de EA para o DS no âmbito escolar e no seu entorno. Nesta etapa do projeto, as atividades foram desenvolvidas com uma turma de 3º ano do ensino médio no município de Sinimbu/RS, envolvendo a temática “Qualidade da água” do município. Os alunos responderam questionário prévio para avaliar seus conhecimentos sobre o tema e, após, realizaram pesquisas sobre a hidrografia da região, possíveis impactos antrópicos locais e interferências na qualidade da água. Foram realizadas visitas às estações de tratamento de água e de esgoto do município e coletados e analisados dados sobre a qualidade de águas de Sinimbu. Concluída esta etapa, os alunos foram incentivados a realizar atividades de divulgação que pudessem ser apresentados a toda sociedade do município, com elaboração de teatro, criação de glogster, página no Facebook e aplicativo para smartphone com a finalidade de divulgar e conscientizar estudantes e população sobre a importância do uso sustentável da água e preservação dos mananciais. Ao final do desenvolvimento destas atividades, os resultados serão analisados por análise de discurso e estatística descritiva; será também aplicado um questionário aos alunos participantes para avaliar o processo de ensino/aprendizagem. Pretende-se assim, através deste projeto, ensinar, prevenir, orientar procedimentos e atitudes da população de Sinimbu para utilização racional dos recursos hídricos através dos conhecimentos que as Ciências, em especial EA e Química, oferecem à sociedade.

Palavras-chave


Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. Ambiente do entorno escolar. Recursos hídricos.

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