Portal de Eventos da ULBRA., XV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E PALEONTOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Suelen Bomfim Nobre, Maria Eloisa Farias

Última alteração: 05-10-2015

Resumo


A temática Evolução Biológica é relevante para o ensino de Ciências pois possibilita uma visão integrada e holística dos ecossistemas e suas relações. No ensino, a abordagem da Paleontologia ainda encontra obstáculos epistemológicos, entretanto, através de cursos de Formação Continuada é possível oferecer a construção de saberes necessários à práxis pedagógica. Este estudo objetiva identificar os conhecimentos e práticas de um grupo de professores sobre o ensino da Evolução Biológica, tendo como característica a Pesquisa Ação, permeado pelo Método Misto. Os resultados evidenciaram limitações dos professores nos planejamentos devido a: defasagem na formação inicial e nos livros didáticos; desatualização e influências das crenças religiosas na práxis docentes.


Palavras-chave


Educação Básica. Ensino de Evolução Biológica. Formação docente. Paleontologia.

Texto completo: Pôster  |  Resumo expandido