Portal de Eventos da ULBRA., XVII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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EFETIVIDADE DA AVALIAÇÃO DA SAÚDE VISUAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA.
Cristiane Mello Vatam, Liane Einloft

Última alteração: 10-09-2017

Resumo


A quase totalidade das crianças brasileiras iniciam a vida escolar sem terem sido submetidas a um exame oftalmológico prévio, desta forma não será detectada deficiências visuais que poderão vir acarretar baixo rendimento escolar e dificuldade na socialização, alterando a motricidade, cognição e linguagem no desenvolvimento da criança. Objetivo: Identificar os alunos entre 06 a 18 anos de idade que apresentaram distúrbios visuais em escolas públicas no município de Porto Alegre da área de abrangência da Gerência Distrital de Saúde Eixo Norte Baltazar (GD NEB) e que obtiveram as lentes oculares corretivas. Metodologia: É um estudo transversal quantitativo com crianças e adolescentes em idade escolar entre 06 e 18 anos, que pertençam às escolas da área de atuação da GD NEB. Resultados: Dos 16.982 alunos das escolas compactuadas com a GD NEB foram avaliados apenas 5269 (31%) e deste quantitativo, 793 (13%) apresentaram deficiência visual. O total dos escolares que obtiveram as lentes oculares corretivas foi de 72 (8%) fornecidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE) atuante na GD NEB no município de Porto Alegre. Considerações Finais: Há uma necessidade urgente de maior engajamento das partes envolvidas na execução deste programa tão importante na prevenção e promoção de saúde em escolares.


Palavras-chave


escolares; lentes oculares corretivas; óculos.

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